“A nova app ‘IBM Watson Trend’, disponível gratuitamente na App Store da Apple, diz-lhe o que está in e o que está out nesta época festiva, analisando a informação das plataformas sociais.”

IBM Watson TrendA IBM lança hoje a IBM Watson Trend App, uma nova forma de os consumidores conhecerem as principais tendências da época festiva que se aproxima e preverem que produtos terão maior aceitação e se tornarão no presente ideal antes que esgotem. A aplicação está disponível através de download gratuito na App Store da Apple.

A aplicação analisa dezenas de milhões de conversas online, rastreando 10.000 fontes de informação em plataformas sociais, como sites, blogues, fóruns, comentários, classificações e opiniões. Ao contrário de outras aplicações ou listagens que fornecem uma classificação estática de produtos que ‘estão na moda’, a app powered by IBM Watson revela como os consumidores se sentem em relação a produtos que estão a pensar comprar ou que já tenham adquirido.

Tirando partido da tecnologia cognitiva e das capacidades de linguagem natural e de machine learning do IBM Watson, a solução consegue analisar o sentimento dos consumidores e identificar padrões e tendências por forma a revelar o porquê de se escolherem determinados produtos ou marcas em detrimento de outras. A aplicação usa ainda analítica preditiva para antecipar se uma tendência em particular é passageira ou se se manterá.

Os utilizadores têm acesso ao top 100 dos produtos e tendências que estão em alta, em três categorias – eletrónica de consumo, brinquedos e fitness e saúde.

Algumas sugestões para esta época festiva, tendo por base a informação nas redes ao dia de hoje:
– Compre o seu LEGO antes que esgote: O novo filme Star Wars, O Despertar da Força, com estreia agendada para dezembro, vai tornar as novas ofertas desta linha da LEGO num dos presentes mais desejados da temporada. Como tal, a aplicação aconselha os consumidores a tirarem partido das ofertas iniciais da Black Friday e fazerem a sua compra com antecedência.
– Ténis de corrida elegantes que previnem lesões: O IBM Watson indica que os consumidores estão a optar por marcas de ténis que prometem ajudar a prevenir lesões, mas existe ainda uma grande tendência por modelos que apresentem um design diferente e alguma versatilidade enquanto calçado desportivo mas também casual. Os posts e comentários sobre os ténis de corrida da Nike são duas vezes mais predominantes entre as mulheres do que entre os homens.

Com a Black Friday a aproximar-se, a IBM antecipa já algumas tendências de compra. A Companhia prevê, por exemplo, que, pela primeira vez, os consumidores norte-americanos venham a utilizar mais os seus dispositivos móveis do que o computador para encontrar online os melhores produtos e promoções. É ainda esperado que o tráfego móvel registe um aumento de 57% nos dias que antecedem a Black Friday, mais 17% do que em 2014.

A app IBM Watson Trend incorpora uma combinação de capacidades de API únicas da plataforma aberta Watson Developer da IBM, incluindo análise de sentimento, extração de palavras-chave, tagging de conceitos e classificação taxinómica. No futuro, esta solução continuará a evoluir com a adição de novos recursos, incluindo dados geográficos e de linguagem, e um aumento da personalização por forma a atender aos interesses e às preferências específicas de cada consumidor.

Mais informações sobre a IBM Watson Trend App em www.ibmwatsontrend.com
Faça o download da app aqui.

Fonte: IBM Portugal

Partilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *