“O sistema operativo Android 2.3.5, ou Gingerbread, instalado em mais de metade dos smartphones, representa 28% dos ataques móveis.”
O relatório da Kaspersky Lab sobre o estado do malware móvel no terceiro trimestre de 2012 confirma que o sistema operativo Android volta a ser o grande protagonista. No entanto, como podemos no gráfico em baixo, no é a última versão do Android a mais atacada: 28% dos dispositivos móveis atacados funcionam com o sistema operativo Android 2.3.6, também conhecido por “Gingerbread”, lançado em Setembro de 2011 e instalado em 55% dos dispositivos Android.
Isto deve-se a uma forte segmentação do mercado de dispositivos móveis, graças á qual esta versão continua a ser uma das mais populares.
A verdade é que, à medida que o tempo passa, e mais aplicações e funcionalidades são criadas para estar permitir ao utilizador estar sempre conectado através do seu dispositivo móvel, também aumentam as ameaças. Cada vez é mais fácil aceder a um website malicioso ou descarregar um programa criado por cibercriminosos.
No que se refere à tipologia das ameaças, mais de metade do malware detectado nos smartphones dos utilizadores eram Trojans SMS: programas maliciosos que roubam dinheiro das contas móveis das vítimas enviando mensagens de texto para serviços de valor acrescentado. Estão, também, a propagar-se as apps fraudulentas que se fazem passar por aplicações, como o Opera Mini. Este fenómeno é consequência da criação de “lojas de apps alternativas” criadas pelos cibercriminosos.
O risco cresce e cada vez é mais necessário dispor de uma boa solução de segurança instalada no Smartphone e com as correcções sempre actualizadas. Deste modo, evitaremos correr riscos desnecessários e poderemos navegar na rede sem problemas através do dispositivo móvel, evitando entrar em websites perigosos ou abrir mensagens ou emails suspeitos.
Fonte: Kaspersky Lab
Partilhe no Facebook