“É uma das maiores a abrir nos Estados Unidos e é totalmente dominada pelos e-books.”
A inauguração foi na semana passada, em San Antonio, no estado do Texas; nesta livraria sem fios, qualquer pessoa pode carregar um livro eletrónico para um leitor de e-books, levar para casa e depois devolver dentro do período estipulado.
Com leitores de e-books como o Nook Simple Touch e o Kindle Fire HD a tornarem-se cada vez mais os principais suportes para o acesso à literatura, esta inovadora livraria do Texas decidiu incluir-se agora no processo e abraçar a era digital.
A livraria funciona com um sistema inteligente que impede (ou desencoraja) que os leitores de e-books sejam roubados. Depois de expirado o prazo de aluguer, o leitor de e-books fica desativado e é inutilizável, pelo que não faz sentido qualquer ficar com ele.
Esta inovadora livraria é também um local agradável de frequentar. Na realidade, foi desenhada para ter um ambiente idêntico às Apple Stores em todo o mundo, com uma arquitetura e design de open space convidativo e confortável de visitar e de estar.
Numa iniciativa de Nelson Wolff, tudo se tornou realidade apenas depois de ter sido encontrada uma solução fiável para a devolução dos leitores de e-books em segurança.
“Nós temos o nome e a morada de cada utilizador. As pessoas levam para casa durante duas semanas e, após esse período, o leitor de e-books deixa de funcionar, pelo que deixa de valer a pena mantê-lo”, disse Wolff sobre o sistema.
Esta não é a primeira livraria sem livros a abrir portas, mas é certamente a primeira com esta dimensão. E Wolff espera que seja também o ponto de partida para futuras “Bibliothecs”, um conceito a explorar.
Fonte: Engadget e T3
Partilhe no Facebook