“Eles gemem. Choram. Cruzam os braços. Desistem. Fazem-se passear pelo escritório à procura daquele chocolate. Os funcionários improdutivos têm uma desculpa para tudo. Aqui estão algumas das frases que ele usam para explicar o problema. Ouça-os e, em seguida, corrija a acção para fazer as coisas voltarem à normalidade.“
1. Estou sobrecarregado.
O líder das desculpas, a que se ouve mais vezes. O que as pessoas improdutivas não percebem é que todos nós estamos sobrecarregados. Vivemos numa época sobrecarregada.
O acesso imediato ao e-mail e um smartphone no bolso significa que estamos sempre a um clique de distância. O que separa o trigo do joio? As pessoas realmente produtivas não se debruçam sobre a existência de um problema. Elas limitam-se a fazer o trabalho procurando soluções.
2. Esse não é o meu trabalho.
Quando se fala de pessoas produtivas, muitas das recomendações sugerem que se concentrem no seu trabalho e que não façam o trabalho dos colegas improdutivos. Isto significa que as pessoas produtivas o fazem. Curioso, então, é que as pessoas pouco produtivas fazem exactamente o contrário. Quando fazem algo mais que a sua competência, se é que o fazem, têm obrigatoriamente que fazer notar que estão a realizar trabalho extra. Elas focam-se demasiado no seu papel e naquilo que as outras pessoas não estão a fazer. As pessoas verdadeiramente produtivas não querem saber. Elas só querem fazer o que é preciso para que as coisas fiquem feitas e sigam em frente.
3. Acabo isso mais tarde.
Esqueça a citação de Mark Twain sobre procrastinação. As pessoas improdutivas perdem tempo porque elas vivem num estado constante de incongruência. As pontas soltas das suas tarefas nunca se encontram e… ficam soltas. Eles começam a trabalhar num documento Word, entregam-lhe algum do seu tempo, e em seguida começam a trabalhar numa apresentação PowerPoint. No processo de “seleccionar e preparar” tarefas, perdem tempo porque cada tarefa precisa de um empurrão, que consome mais energia.
4. Ainda não tenho todas as respostas.
As pessoas viradas para o detalhe gostam especialmente desta. Esperam até que tudo esteja perfeitamente alinhado (até os astros, quem sabe?) antes de iniciar uma tarefa, geralmente definhando em perpetuidade, porque as coisas raramente se alinham. E, ironicamente, alguns colaboradores da sua empresa perdem tempo infinito a navegar na Internet enquanto esperam que partes do projecto estejam no devido lugar. A solução? Pessoas produtivas fazem o que podem em todas as tarefas que precisam de ser feitas. Não esperam pelo momento certo.
5. Vou esperar até o chefe me dizer o que fazer.
Para qualquer colaborador de uma empresa de pequeno porte, a falta de independência é um verdadeiro assassino de produtividade. Enquanto alguém está à espera de saber o que fazer, um projecto poderá fugir para fora de controlo. As pessoas “que fazem o trabalho” descobrem um problema e começam a trabalhar na solução. Além disso, se o chefe de equipa tem que explicar todo e qualquer detalhe, existe um desperdício de tempo valioso.
6. Não percebo todas as variáveis.
A sério? Existe um funcionário que não vai agir até ter todas as respostas? Isso é sinal que alguém vai ter que esperar eternamente porque ninguém tem todas as respostas. As pessoas que deram inicio ao Airbnb ou Uber não esperaram que todas as questões de regulamentação tivessem resolvidas. E o Google não esperou que cada Estado dos EUA lhe desse autorização para testar carros sem condutor.
7. Não vejo qualquer benefício para mim.
Vivemos numa época narcisista, com selfies tiradas e partilhadas a cada 30 minutos. O problema subjacente? Esse comportamento está a abrandar o andamento de um projecto porque as pessoas só se conseguem preocupar com as suas próprias recompensas. As pessoas produtivas olham para uma recompensa maior, como trabalhar numa empresa de sucesso, e querem desempenhar um papel na sua construção. As selfies podem esperar até ao fim-de-semana.
8. Talvez não receba crédito.
Outro destruidor de produtividade: a necessidade de receber crédito por determinada tarefa. O processo de exagerar no trabalho, exigindo crédito, e importunar as outras pessoas para que percebam as suas acções, tudo contribui para um dia pouco produtivo. Os funcionários que retardam o andamento de um projecto estão, na sua maioria, a gastar demasiado tempo a tentar obter a atenção do chefe.
9. Estou preocupado com a minha qualidade de trabalho.
As pessoas produtivas sabem como realizar bom trabalho num fluxo constante de criatividade e habilidade. Eles preocupam-se com qualidade, mas também entendem que ser produtivo requer um empurrão para terminar. Quando o objectivo é sempre criar perfeição, as pessoas pouco produtivas criam uma desaceleração grave. Prese qualidade, espere proficiência, mas incentive a produtividade.
10. Posso falhar.
A marca pessoal de cada funcionário pouco produtivo é a preocupação com o fracasso. O tempo ocupou-se de testar esta verdade. Se um funcionário nunca dá início a um projecto, como poderia ele preocupar-se com o fracasso? As pessoas produtivas dão início e criam valor, sabendo que todos aqueles que iniciam têm probabilidade de falhar. Permanecer parado porque pretende que todas as tarefas dêem certo? Isso significa concluir menos tarefas.
Fonte: Jonh Brandon – Inc.com
Partilhe no Facebook

