Mudanças no layout no Twitter deixam a rede social dos 140 caracteres com um ar mais Facebook. Uma das principais alterações anunciadas pelo microblog foi a inclusão de uma foto no topo do perfil, bem parecida com as que já existem nas timelines do site de Zuckerberg e também do Google+.

Mas, ao contrário do concorrente, o Twitter inseriu o avatar do usuário do meio da imagem do topo, e não na lateral esquerda. Além disso, o espaço para fotos na lateral foi ampliado: onde apareciam três imagens, agora são exibidas seis. Por fim, o usuário não precisará mais subir imagens por sites externos (como twitpic e yfrog): a rede agora permite o upload direto das fotos.

Ficou curioso? Então faça logo a mudança. Primeiro é preciso ir em ‘configurações’ e, em seguida, clicar em ‘aparência’. Abaixo do cardápio de temas há a categoria ‘personalize o seu’. Na opção ‘capa’, é possível fazer o upload da imagem que vai ilustrar o topo do seu perfil. Basta ajustá-la ao seu gosto e pronto. Abaixo, ainda dá para trocar o plano de fundo e definir sua posição na página.


Em uma primeira análise, a iniciativa parece apenas cosmética. O intuito de valorizar imagens, que poderia culminar em mais fotos postadas no microblog, não foi alcançado, pois a principal delas, no topo, é ofuscada pelo avatar e pelas informações do perfil, que ficam sobrepostas. Esteticamente, o melhor a se fazer é usar uma imagem no estilo ‘pano de fundo’, algo mais cru. Postar aquela da família reunida no almoço de domingo pode não dar muito certo.

A última repaginada no Twitter ocorreu há dois anos. Daquela vez, a mudança foi um pouco mais profunda, alterando a posição da lista de tweets, o campo onde é possível postar as mensagens, o destaque para as fotos (que foi ampliado) e o lançamento da opção de RTs automáticos. À época, o site disponibilizou uma opção que permitia a troca de layouts de antigo para novo, e vice-versa, por cerca de um ano.

Além dos perfis, a mudança pode renovar o interesse dos brasileiros pela rede social. Estudo da ComScore divulgado no início do mês mostra uma queda de 24% na audiência do Twitter – cerca de 3,142 milhões de acessos únicos – no último ano. Nos EUA, porém, o passarinho azul voa em céu de brigadeiro: a audiência do microblog cresceu 22% no mesmo período, passando de 32,7 milhões para 40,2 milhões de acessos.

Incremento no aplicativo do iPad

As alterações de layout foram anunciadas junto a mudanças no aplicativo do Twitter para iPad. A principal novidade é a possibilidade de ver imagens em alta resolução, o que não era permitido até agora. Assim como já acontece nos apps para iPhone e Android, o usuário do iPad também poderá ver vídeos e fotos no próprio tweet, sem precisar clicar no link.

Por: Bernardo Moura

Partilhe no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *