“O Google presta sua homenagem ao Valentine’s Day, dia dos namorados em alguns paises, e, ao mesmo tempo, para o inventor da roda gigante, George Washington Gale Ferris, Jr., que nasceu em 14 de fevereiro de 1859 em Galesburg, Illinois.”

George Washington Gale Ferris, Jr

George Ferris, era pós-graduado no Instituto Politécnico Rensselaer e construtor de pontes em Pittsburgh, Pennsylvania e, por este motivo, começou sua carreira no setor ferroviário e, em seguida, interessou-se por construção de pontes. Ferris compreendeu a necessidade crescente de aço estrutural e fundou GPG Ferris & Co., em Pittsburgh, uma empresa que testava e inspecionava metais para estradas de ferro e construtores de pontes.

Ferris fez a Roda Gigante original, também conhecida como a Roda de Ferris Original, mas, às vezes, também era referida como a roda de Chicago. Foi aberta ao público em 21 de junho de 1893, na Exposição Universal de Chicago (1893), Illinois. Feita para rivalizar com os 324 metros da Torre Eiffel, a peça central da Exposição Universal de 1889, foi a maior atração da Exposição Universal de 1893, com uma altura de 80,4 metros.

A roda girada sobre 71 toneladas, eixo de 45,5 metros que compreende o que era naquele tempo a maior cavidade forjada do mundo, fabricado em Pittsburgh pela Bethlehem Iron Company e pesando 89320 libras, junto com dois de 16-pés em ferro fundido, pesando 53031 libras.

Ferris faleceu em 22 de novembro de 1896 em Pittsburgh.

VALENTINE´S DAY

Já o Dia de São Valentim, ou O Dia dos Namorados, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António, também conhecido pela fama de “casamenteiro”.

Partilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *