Hoje em dia praticamente tudo envolve tecnologia e ligações à rede. O mundo Internet «das coisas» também pode ser alvo de ataques maliciosos.

A empresa de segurança Proofpoint divulgou o que pode ter sido o primeiro ataque hacker a envolver electrodomésticos inteligentes.

Segundo um comunicado, que pode ser lido clicando aqui (em inglês), 750 mil e-mails maliciosos foram enviados a partir de 100 mil equipamentos domésticos comuns como routers, televisores e pelo menos um frigorífico.

A empresa alerta para o facto de que as previsões divulgadas indicam que o mercado de dispositivos conectados deve crescer quatro vezes mais que o número de computadores ligados à rede, o que pode favorecer o aumento desse tipo de problema.

O ataque observado pela Proofpoint ocorreu entre 23 de Dezembro e 6 de Janeiro e foi feito a partir de ondas de e-mails maliciosos enviadas três vezes ao dia.

Esse tipo de ataque ocorre quando hackers invadem computadores para agirem como robôs dentro de uma botnet (Botnet é uma rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots. ). Leia mais sobre este assunto clicando aqui.

«Muitos destes dispositivos são pouco protegidos, na melhor das hipóteses, e os consumidores não têm praticamente nenhuma maneira de detectar ou corrigir invasões quando ocorrem. As empresas podem ver esses ataques crescer quanto mais dispositivos estiverem online e criminosos encontrarem mais maneiras de explorá-los», disse o gerente geral de segurança da informação da empresa, David Knight.

Esta é a primeira vez que a indústria tem provas de um ataque que envolva aparelhos comuns. O instituto de pesquisa IDC prevê que mais de 200 mil milhões de equipamentos estarão conectados à Internet até 2020. Normalmente, os dispositivos não possuem protecção antivírus e anti-spam.

A próxima geração da Internet é conhecida por diversos nomes – «Internet das coisas», «Internet de tudo», «comunicação máquina-máquina» (M2M) ou «Internet industrial» – e promete oferecer aparelhos cada vez mais inteligentes, conectados e personalizados aos hábitos de consumo de cada utilizador. Em 2008, o número de coisas conectadas à Internet ultrapassou o número de seres humanos no planeta pela primeira vez.

Fonte: Proofpoint

Partilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *