“Google mostra com detalhes seus centros de dados. É possível fazer tour pelo Street View. Lenoir, Carolina do Norte, uma cidade rural de 18.000 já foi repleta de fábricas de móveis. Agora é a casa de um centro de dados do Google.”

Dedicando um site inteiro, O Google abre as portas dos seus data centers, com fotos que mostram locais antes secretos por dentro. O Google até colocou um dos data centers no Street View, e deixaram a Wired visitar o local para uma ampla reportagem. Ah sim. O site também está em português e poderá ser visto em: http://www.google.com/intl/pt-BR/about/datacenters/gallery/#/

O site apresenta fotos e detalhes dos centros de dados do Google nos Estados Unidos, Finlândia e Bélgica. A companhia também está construindo datacenters em Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Chile. O Google disponibilizou ainda um tour virtual dentro de um datacenter na Carolina do Norte por meio da mesma tecnologia do Street View. O mesmo local também foi apresentado em um vídeo publicado no YouTube.

E é isto o que torna o Google: sua rede física, seus milhares de quilômetros de fibra, e os muitos milhares de servidores. Esta infra-estrutura de bilhões de dólares permite que a empresa lide com mais de 3 bilhões de buscas diárias, conduza milhões de leilões de anúncios em tempo real. ofereça armazenamento de e-mail gratuito a mais de 400 milhões de usuários do Gmail, disponibilizar milhões de vídeos YouTube para usuários todos os dias, entregar resultados de busca antes de o usuário terminar de digitar a consulta. Em um futuro próximo, quando o Google lançar a plataforma de computação vestível chamado Glass, esta infra-estrutura vai poder seus resultados de busca visual.

Partilhe no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *