“Microsoft criou um novo tradutor que para além de realizar a tarefa de traduzir a frase, também pode “falar” a tradução utilizando a nossa voz.”
Mas será que estamos a presenciar o acordar de um gigante? A Microsoft parecia que já tinha dado tudo o que tinha para dar mas nestes últimos tempos temos observado que a MS esteve no seu cantinho, a desenvolver as coisas à sua maneira e agora está apenas a divulgar o que andou a fazer. E digamos que tem andado a fazer coisas muito fixes! 🙂
O novo tradutor que a Microsoft está a finalizar tem uma caraterística inovadora que é falar uma tradução utilizando a “nossa voz”, ou seja, esta aplicação é primeiro configurada para efetuar um reconhecimento da nossa voz e depois reproduz a tradução utilizando os nossos sons 🙂
Rick Rashid, um dos chefes das equipas de investigação da Microsoft demonstrou um pouco esta tecnologia no passado dia 25 de Outubro em Tiankin, na China. Segundo ele, é preciso recorrer a redes neuronais para atingir o objetivo. Ainda há falhas e ainda há muito caminho para fazer, mas estão no bom caminho. Ora vejam:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Nu-nlQqFCKg
Para além deste “nice-to-have”, o sistema de tradução da Microsoft também estará disponível offline nos novos gadgets móveis (smartphones e tablets).
Fonte: João Lopes
Partilhe no Facebook