Robin Wauters, editor do The Next Web,  recebeu uma solicitação que está a circular pelo Facebook, pedindo para utilizar a aplicação de mensagens WhatsApp.

O golpe está em convidar a utilizar o programa de smartphones na rede social, que parece ter como objetivo de roubar dados e informações pessoais. Se você receber o convite de algum conhecido, bloqueie e denuncie como spam.

O detalhe é que o WhatsApp não possui uma versão para Facebook ou para PC, pois funciona apenas em smartphones ou tablets. Assim, esta aplicação para a rede social Facebook é falso.  Apenas a página oficial da WhatsApp existente no Facebook, que tem quase 800 mil “Like´s”, é verdadeira.

O endereço é:

https://www.facebook.com/whatsapp.official

Aparentemente esta falsa aplicação contém um código malicioso que tem como objetivo principal obter informações pessoais e outros dados dos utilizadores.

O endereço no qual os utilizadores são levados é bastante similar ao da WhatsApp, mas algumas peculiaridades mostram que o site é falso, como o número de “Like´s” que é muito pequeno e o nome da aplicação que aparece sem o segundo “A” em maiúsculo. Entrar no site pode instalar softwares maliciosos no computador da vítima.

Se você por acaso receber esse convite, bloqueie imediatamente e denuncie como spam.

Até o momento, nem a WhatsApp nem o Facebook se manifestaram.

Partilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *