“Para permitir um maior controlo por parte dos adultos o Goolge terá em 2015 versões de seus produtos, como o Google Chrome e Youtube, adaptadas para serem facilmente usadas por crianças.“
O objetivo é que estas aplicações possam ser usadas de forma mais fácil por menores de 12 anos, informou a vice-presidente do Google, Pavni Diwanji.
“Queremos pensar no que estamos a fazer e dar aos pais as ferramentas corretas para que possam supervisionar o uso que as crianças dão aos nossos produtos”, cita o USA Today.
Para Pavni Diwanji, quando se tratam de crianças todos os cuidados são poucos, apesar do Google já disponibilizar algumas opções para manter conteúdos “não seguros” longe dos olhares dos utilizadores. Este motivo levou o Google, já em 2015, a preparar o lançamento de versões dos seus serviços mais populares para as crianças.
Em 2009 a empresa havia lançado um novo motor de busca, o “Kid Rex“, “uma forma divertida e segura” que tinha como objetivo deixar os pais “mais tranquilos” em relação aos filhos já capazes de fazer pesquisas no Google sozinhos.
Ainda não está perceptível o que realmente o Google está fazendo para tornar os seus serviços mais amigáveis para as crianças. Ao que indica, a companhia irá investir na interface, assim como apostou no “kid Rex”, e também nos resultados das buscas.
O resultado das buscas deverá ser direcionado ao mundo infantil, priorizando os desenhos animados e também os games apropriados aos pequenos. Provavelmente os novos produtos do Google virão com os filtros de censura e controle de privacidade diferenciados, de forma a aumentar o controle dos pais sobre os assuntos acedidos pelas crianças.
Conseguir atrair os mais pequenos para que usem os serviços do Google é uma aposta e é, com certeza, meio caminho andado para que no futuro o continuem a fazer. É uma interessante aposta por parte do Google. Entretanto, nada disso invalida que a evolução nos leve por outros caminhos ainda imprevistos.
Partilhe no Facebook