“Mas especialistas dizem que EMET pode não ser tão eficaz como diz a companhia de software e sugerem o uso de concorrentos do Internet Explorer.”

A falha de segurança no Internet Explorer afeta centenas de milhões de usuários do navegador nas versões IE 9 e também nas mais antigas. O IE 10 não corre risco. A Microsoft disse que hackers podem explorar a falha e infectar PCs de quem visitar sites maliciosos. Para evitar problemas, especialistas aconselharam evitar o navegador. Contra o abandono do browser, a companhia sugeriu um software de segurança como uma medida temporária até que pudesse corrigir o problema.

Até que seja adotado um novo Internet Explorer mais seguro – o que a empresa não disse quanto tempo vai demorar, embora especialistas em segurança acreditem que a atualização esteja pronta em uma semana – uma ferramenta de segurança gratuita, conhecida como Enhanced Mitigation Experience Toolkit (EMET), foi oferecida pela própria Microsoft em um de seus sites (http://blogs.technet.com/b/msrc/). O conteúdo do pacote para download tem 6 MB e está em inglês.

O EMET deve ser instalado e depois configurado manualmente para proteger os computadores contra as ameaças recém-descobertas, de acordo com a Microsoft. A empresa também aconselhou aos clientes a ajustar configurações de segurança do Windows para frustrar hackers, mas alertou que isso pode impactar o uso do computador.

Alguns especialistas em segurança disseram que implementar as medidas sugeridas pela Microsoft pode ser complicado para alguns usuários de PC. E, em vez disso, aconselharam os consumidores a optar por navegadores concorrentes como o Google Chrome, Mozilla Firefox ou Opera.

– Para os usuários seria mais fácil simplesmente clicar no Chrome – disse Dave Marcus, diretor de pesquisa avançada e inteligência de ameaças na divisão de segurança da Intel, a McAfee.

Marc Maiffret, diretor de tecnologia da empresa de segurança BeyondTrust, disse que não seria viável para algumas empresas instalar o EMET em seus computadores por razões diversas. Ele disse ainda que o software de segurança tem se mostrado incompatível em alguns casos com os programas já existentes e instalados nas máquinas.

Tod Beardsley, um gerente de engenharia da empresa de segurança Rapid7, disse que, à primeira vista, o EMET pode não ser particularmente eficaz para evitar possíveis ataques aos computadores com IE.

Representantes da Microsoft não quiseram comentar sobre o ceticismo de especialistas em segurança sobre a eficácia do EMET.

Fonte: O Globo

Partilhe no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *