Consultor Sênior, Analista Sênior, Gerente de Projetos, certificado em Auditor Líder em ISO/IEC 20000 e ISO/IEC 27001, ITIL e COBIT. 42 anos de idade e 11 de carreira desenvolvida na área de Governança e Gerenciamento de Serviços de TI. Sólida experiência nas atividades relativas as áreas de Gerenciamento de Serviços e Governança de TI – utilizando ITIL, COBIT, PMBOK, BPM e Normas ISO/IEC.

Mundo Competitivo

Fiquei um período sem escrever nenhum artigo para a Meio Byte, retorno agora em Maio de 2016 e começo com uma pergunta para reflexão: Como superar desafios e aproveitar as oportunidades de um mundo cada vez mais competitivo no Mercado de Tecnologia da Informação?

Em minha reflexão pessoal, cheguei a seguinte resposta para a pergunta título deste artigo: Investindo continuamente em educação e capacitação de qualidade, pessoas, processos, tecnologia e parcerias.
No Brasil enfrentamos um momento de crise econômica e política, porém a crise mais crítica ainda é a da educação e qualificação profissional das pessoas.
Muitos não estão preparados para oferecer um serviço ou produto especializado ou de qualidade dentro de sua área de atuação, bem como pensar de forma globalizada, utilizando metodologias inovadoras. Este trabalho vem sendo realizado apenas por pessoas altamente capacitadas e que cumprem o que prometem.

Existe uma real necessidade de cada profissional e empresa se apoiarem em iniciativas, políticas, boas práticas internacionalmente reconhecidas, metodologias que deram certo, conscientização e treinamento, para que consigam se adaptar e aperfeiçoar de acordo com as necessidades das novas tendências tecnológicas, oportunidades e desafios atuais. Somente assim poderão ser agéis e sobrevier nas mudanças do cenário em que estamos passando, referente à 4ª Revolução Industrial e da Transformação Digital, em que todos os olhares estão voltados para os impactos nos negócios e na reinvenção da TI.

Segundo artigos da Gartner, o mercado de TI no Brasil em 2015, teve um dos piores desempenhos dos últimos anos. Em contrapartida a curto prazo, o cenário poderá apresentar sinais de melhora em 2017. Com certeza quem estiver capacitado e preparado sairá na frente dos concorrentes neste mercado competitivo.

Novas tecnologias mudam a natureza do trabalho e a perca de empregos. Isso leva novamente a pergunta inicial deste artigo.

Segundo Cezar Taurion é CEO da Litteris Consulting, autor de seis livros sobre Open Source, Inovação, Cloud Computing e Big Data: “As mudanças vão acontecer muito mais rápido que pensamos. O sucesso nesta jornada, inevitável, sob risco de desaparecimento do próprio negócio, depende menos das tecnologias em si, mas muito mais da capacidade das empresas e seus executivos compreenderem sua amplitude, e o desafio de implementarem suas estratégias digitais em tempo hábil. Portanto, aja como um disruptor, antes que outro o seja. Pense que seu negócio estabelecido há dezenas de anos não garantirá sua sobrevivência nos próximos dez anos. E faça a disrupção no seu negócio antes que outro o façam. A sua indústria de hoje muito provavelmente não será a mesma de amanhã.”

Percebo que precisamos nos preparar com conhecimento, com parcerias especialistas para se manter ativo no desenvolvimento de processos, pessoas e tecnologia. Este é um dos meios para manter o crescimento sustentável das empresas.

Nos próximos artigos, quero chamar a atenção para temas atuais como: Governança, Riscos e Compliance, Segurança da Informação e Crimes Cibernéticos, Metodologia Ágil, TI em tempo de crise, Mobilidade, Cloud Computing, Big Data e Data Analytics, IoT (Internet of Things), Industria 4.0 e Home Office. Quero compartilhar conhecimento e experiências acumuladas em empresas e projetos e estudos e treinamentos realizados. Espero poder contribuir com as perspectivas dos leitores da Meio Byte.

Fonte: Anderson Marcelino Pereira – ISO 200010 LA, ISO 27001 LA , ITIL e COBIT.
Consultor e Auditor – Brasil – São Paulo – https://br.linkedin.com/in/andersonpereira 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *