Um alerta aos usuários do Facebook: um vírus está se aproveitando da ingenuidade de algumas pessoas e oferendo a possibilidade de mudar a cor do seu perfil. Este golpe volta a fazer várias vítimas e está se espalhando pela rede social.

Em primeiro lugar, é bom esclarecer que o Facebook não muda de cor. As mudanças do Facebook tem que ser  via Facebook e não via alguém que você nem conhece.

Este vírus funciona como uma corrente. A praga pede para que o usuário clique em um link para supostamente mudar a cor do Facebook. No entanto, para que isso aconteça, é necessário compartilhar a “novidade”. É ai que o vírus é divulgado entre seus amigos e vai fazendo novas vítimas.

Pois bem. Este golpe já tinha dado as caras no começo do ano. Sumiu por um tempo e, agora, está de volta, junto com suas variantes. Desta forma, o spam “aprenda como mudar a cor do Facebook” tem sido omnipresente na rede social. Há até páginas que oferecem a suposta mudança, uma delas com mais de 20 mil fãs. Outra chega perto dos 60 mil. Mas não pense que a quantidade de interessados é um indicativo de que o recurso funciona. Pelo contrário: de acordo com o Facebook, o spam está disseminando um vírus.

“Estão circulando mensagens e postagens sobre a mudança de cor do Facebook. Isso não é verdade e sugerimos que ninguém clique nestes links”, disse o Facebook, em nota publicada em seu site.

A rede social oferece orientações para denunciar e remover aplicativos suspeitos. Se sua conta está disparando spam, há duas possibilidades para a origem do problema. Se você colou um texto na barra de endereço antes de o problema começar, você está sendo vítima de fraude de script prejudicial — ou seja, o texto colado era um script que passou a disparar o spam por meio da sua conta. Feche seu navegador ou faça logout do Facebook para encerrar o ataque e proteger sua conta. Se você não colou nenhum texto na barra de endereço, sua conta pode ter sido hackeada. Nesta caso, clique aqui para as orientações do Facebook.

A rede social pede a ajuda dos usuários e incentiva-os a curtir a página de segurança no Facebook. A página não tem versão em português, mas existe um guia de segurança em formato PDF escrito em português (clique aqui para aceder). Outra boa fonte de orientação em português é a central de ajuda.

Partilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *