A IBM criou uma obra revolucionária feita com um potente microscópio, o stop-motion “A Boy and His Atom.

O filme, que tem de cerca de minuto e meio, tem o nome “A Boy and His Atom” (Um Menino e seu Átomo), é protagonizado por átomos, e conta história de um pequeno personagem que brinca com um átomo e segue seus movimentos, dançando e saltando. Ou seja, uma forma de explicar a ciência de maneira educativa.

O filme foi certificado pelo Livro Guinness dos Recordes como a “menor animação do mundo”, segundo a IBM.

Para armazenar um simples bit de informação em um computador ou gadget, são necessários mais ou menos 1 milhão de átomos. Porém, o departamento de pesquisa da IBM anunciou uma potencial revolução tecnológica: Gravar a mesma quantidade de dados em apenas 12 átomos.

Segundo a IBM, cada átomo foi “animado” individualmente através de um microscópio que opera a 232 graus Celsius negativos e uma agulha com 1 nanômetro. Ah sim… Este microscópio pesa cerca de de duas toneladas.

O dispositivo utiliza uma agulha muito fina, sobre uma superfície de cobre, para atrair ou repelir os átomos e as moléculas em uma localização específica.

Filmar, posicionar e dar forma aos átomos para criar um filme de animação original é uma ciência exata e completamente nova“, disse Andreas Heinrich, cientista da IBM Research.

Se quiser ver a entrevista com detalhes de como foi feito o filmes, clique AQUI.

Para ver o Press da IBM (em inglês), clique AQUI.

Para ver o vídeo, clique no nome do filme (no início do artigo) ou clique AQUI.

Partilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *