“A Canonical, responsável pelo sistema operacional, já afirmou que o seu primeiro software móvel está pronto a ser apresentado na CES, feira internacional de electrónica que vai celebrar-se entre 8 e 11 de Janeiro, em Las Vegas.”

A Canonical, empresa por trás da distribuição Linux Ubuntu, está preparando sua entrada no mercado de smartphones. A companhia anunciou nesta quarta-feira (2) uma versão do seu sistema operacional em código aberto para telefones inteligentes. A diferença entre esta versão e outras aplicações no mundo móvel é que o Ubuntu ganhou interface compatível com celulares.

Segundo informações da Canonical, a ideia é que o novo Ubuntu possa ser instalado desde de aparelhos simples como super smartphones que se convertem em laptops, como fazia o Motorola Atrix. Os modelos mais simples deverão ter processadores Cortex A9 de 1GHz, além de memória RAM entre 512 Mb e 1 Gb. Já os smarrtphones mais potentes precisarão do mesmo chip em sua versão quad-core, ou um Intel Atom, e pelo menos 1 Gb de RAM.

A previsão é de que os primeiros telefones com o sistema Ubuntu Phone OS cheguem às lojas em 2014. No entanto, não foram divulgadas informações sobre fabricantes ou operadoras conveniadas.

O interface deste sistema é muito semelhante ao Ubuntu para PC. “O nosso objectivo é fazer algo extraordinário que ainda não exista: uma plataforma para todas as classes de navegação, para telefone, tablet, computador, televisão”, explica o fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, no vídeo de apresentação publicado online, que poderá ser visto clicando aqui.

A principal diferença entre o Ubuntu e o Android é que o novo sistema conta com o programa Java Virtual Machine, que segundo a Canonical tornará possível o uso dos principais aplicativos com um gasto de memória reduzido.

Outras informações poderão ser vistas em: http://www.ubuntu.com/devices/phone

Partilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *